CATL

Os centros de Atividades de Tempos Livres tem como finalidade proporcionar determinados tipos de atividades socioeducativas à criança ou jovem, promovendo a possibilidade de criar, manifestar e desenvolver as suas potencialidades, contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.

A sala do CATL destina-se a acolher crianças do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, nas seguintes modalidades: clássico com almoço e extensão de horário. O acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social está definido para 95 crianças.

A organização do espaço no CATL foi pensada de forma a proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas, criando um espaço intermediário entre a fantasia e a realidade.

Dispõem de 5 salas (quatro com capacidade para 24 crianças e uma de acolhimento), Sala de cinema, ginásio, parque lúdico e parque exterior.

Dispomos de jogos, espaços com mesa de ping pong, matraquilhos e brinquedos apropriados à idade das crianças, assim como dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades.

O tempo do CATL é gerido de acordo com o plano anual. O planeamento semanal das atividades constitui a base a partir da qual se preparam as atividades diárias e o qual corresponde a uma área de trabalho específica. Embora se tome sempre como ponto de partida as atividades, as dúvidas que o grupo coloca, bem como a sua predisposição para o que está planeado.

Mais Noticias